sexta-feira, 9 de maio de 2008

The Darjeeling Limited (Viagem a Darjeeling) - Até os trens se perdem



Uma tendência do cinema não-comercial, The Darjeeling Limited traz a comicidade do cotidiano temperada pelos dramas da vida real. Quanto mais a viagem entre irmãos avança ao centro da Índia os momentos naturalmente cômicos aprofundam as cenas tensas tão comuns no seio familiar. Esta viajem pela Índia realiza a metáfora de viagem dentro do que separa os personagens, e que descobrem só poder se aproximarem ao aceitarem quem são.

Francis tenta assumir como primogênito a função de liderar a família após a morte do pai, contudo vê como ameaça as reações dos irmãos ao tentar imitar o exemplo de liderança de seus pais. É o personagem mais forte do filme, porém Owen Wilson realiza um trabalho aquém do ideal.

Prestes a ser pai, Peter (Adrien Brody) apega-se aos objetos pessoais do seu falecido pai como a buscar imitar seu exemplo de paternidade.

Jack (Jason Schwartzman) já aparece no curta Hotel Chevalier, que anuncia o filme, e mostra-se como um escritor que inspira-se em sua vida, contudo a nega ser sua, encontrando-se perdido mas buscando a auto-afirmação diante dos outros.

Fotografia riquíssima, mérito do diretor de fotografia Robert D. Yeoman e o cenógrafo Mark Friedberg , explorando no ponto certo as fortes cores indianas nos cenários e figurinos. Super valorização do dialogo visual, em que os trejeitos e olhares dos personagens verbalizam os diálogos. As experimentações de pausas e ângulos, explorando o uso do claustrofóbico do espaço de um trem, trazem um sensação de sinestesia entre a historia e o efeito desencadeado no expectador. Ótima trilhar sonora que acompanha o ritmo das cenas.

A cena inicial com Bill Murray perdendo o trem em que os três irmãos embarcam seria uma alegoria filosófica do diretor Wes Anderson, revelando o fim do filme com o abandono das malas pelos irmãos para alcançar o trem? Isto representaria que a união dos irmãos só se daria se eles continuassem adiante pelo abandono no passado da figura do pai e das rusgas familiares. Película que transmite a sensação imediata de vê-la novamente.

Abaixo o bem realizado site do filme em português e o trailer.

Nenhum comentário: